O biscoito mais famoso da Holanda é produzido em Ivoti.
A Moinho Wafers surgiu em agosto de 2009, com um sonho: trazer um pedacinho da Holanda para o Brasil. Mas a ideia surgiu antes disso: quando Willem Vos, um dos donos da marca, nem trabalhava no ramo da gastronomia ainda. Ele fazia parte de uma multinacional e viajava muito da Holanda para o Brasil. Em suas viagens, sempre trazia para os colegas brasileiros o famoso biscoito holandês - o Stroopwafel. A cada viagem, o holandês ia criando uma paixão aqui no Brasil: a dos brasileiros pelo stroopwafel. Foi então que ele se mudou de vez para o Brasil e começou, junto com a família a produzir stroopwafels de uma forma bem artesanal, na garagem de sua casa. A produção foi aumentando, aumentando.. até que ele conseguiu importar a máquina original da Holanda que produz o maravilhoso biscoito.
Junto com o sócio Mels, eles transformaram um sonho em realidade e, em Ivoti, no Rio Grande do Sul, fundaram a fábrica de biscoitos tipicamente holandeses, cujo nome foi inspirado em um símbolo da Holanda: os moinhos de vento. A produção iniciou-se com o Stroopwafel (o biscoito mais tradicional no país) e em 2015, começou a ser produzido também o Spekulaas - um biscoito sem recheio e feito com sete diferentes especiarias: cravo, canela, cardamomo, coentro, erva-doce, gengibre e noz-moscada.
Além de várias embalagens diferentes, a Moinho também comercializa latas decoradas, ideais para presentear amigos e familiares; vende também farelos dos produtos que podem servir para receitas e massas;
Hoje, é possível encontrar os produtos Moinho em diversos estados brasileiros. E o Willem e o Mels são só alegria por poder levar um pouco da Holanda para os brasileiros.